O Leitor – The Reader

Ralph Fiennes e Kate Winslet tomando um banhinho gostoso na Alemanha

Ralph Fiennes e Kate Winslet tomando um banhinho gostoso na Alemanha

The Reader. Alemanha/EUA. 2008. Direção: Stephen Daldry. Com Kate Winslet, Ralph Fiennes e David Kross. 124 min.

Um rapaz de quinze anos, sai da escola, está voltando para casa, chove muito, ele não se sente bem, entra embaixo de uma pequena parte coberta (a entrade de um pequeno prédio) e passa mal. Uma das moradoras, cobradora de bonde, chega e o ajuda. Ela o leva até a rua de sua casa. O garoto adoece e fica dois meses em casa. Quando melhora, vai à casa da moça que o ajudou. Depois volta lá. E, então, começam um romance que dura apenas um verão. (Resumi uma hora de filme em poucas linhas. Isso é bom ou ruim?)

Antes do sexo, Hanna sempre pedia para Michael ler para ela. (Essa frase ficou ótima: antes do sexo… Tão sério. Hahaha…) (Daí o nome do filme, O Leitor, entende? Dãr! Besta eu!) Muitas coisas acontecem e se eu contar perde a graça. Então… Até que ela desaparece, Michael fica extremamente triste. Anos depois, o rapaz está cursando a faculdade de Direito e vai a um julgamento. Lá escuta o nome de Hanna e descobre que ela está sendo julgada por ter sido uma das guardas de Auschwitz (acertei?).

Não há uma linha cronológica. É uma mistura de presente, passado e futuro, mas nada tão complexo que não dê para acompanhar. Se eu consegui, você também consegue.

O filme inteiro roda em torno das palavras, do saber ler e escrever, e as partes que mais me emocionaram foram justamente as que tinham as palavras como personagem principal. Sim, eu chorei! Nada demais, mas chorei! Snif…

As câmeras são lindas, cada imagem, cada fotografia, cada iluminação. Belíssimos!

Kate Winslet está incrível tanto nesse filme como em Foi apenas um sonho, com Leonardo DiCaprio. Não que eu acredite tanto assim no Oscar, mas ela deveria ganhar vários prêmios por suas atuações e seu trabalho intenso.

Recomendo o filme, mas não tomem 500 ml de milkshake de ovomaltine do Bob’s antes de entrar no cinema. O filme tem 124 min. Tempo suficiente para você ficar sambando loucamente na cadeira do cinema.

 

OBS: Deixe seu comentário sobre o filme e sobre esse comentário. Posso dar mais alguma informação para ajudá-lo(a) a se decidir se vai ou não gastar um dinheirinho para conferir esse filme?

OBS2: O Leitor concorre ao Oscar de melhor filme, direção, atriz (Kate, não o Ralph), roteiro adaptado e fotografia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s