Enem: Mas que merda vocês fizeram, MEC?

Há muitos anos, eu fiz o Enem para me ajudar com as notas na USP e Unicamp e para tentar o ProUni. Consegui o ProUni, é claro! =D (Depois de quase morrer de gastrite e de crises de choro intermináveis!)

Hoje minha irmã está a caminho do primeiro dia do Enem.

Primeiro dia?

Sim. O MEC transformou o Enem em vestibular e, mais uma vez, quem sai perdendo é aquele que depende do ensino gratuito que o Governo e a Prefeitura têm a obrigação de oferecer à população.

Como todos sabem, o ensino é uma droga, inclusive nas ETECs, as quais tanto usam para propaganda em época de eleição. Falo isso com autoridade porque estudei em uma Etec (na Lauro Gomes) e os professores ficavam devendo e muito, só alguns se salvavam e eram geniais.

Então, só quem tem dinheiro para pagar cursinho e teve uma boa educação a vida toda passará com tranquilidade.

Quando é que eles vão entender que o problema está na base e não apenas na hora de ir para uma faculdade? Eu sou o ser mais inteligente do mundo ou os governantes se fazem de cegos para conseguirem votos mais facilmente de gente ignorante?

Agora não pode usar lápis nem borracha, não pode fazer rascunho, não pode saber as horas (espero que eles tenham colocado relógio de parede em todas as salas) e tem que saber inglês ou espanhol. Desde quando a droga do ensino médio público oferece espanhol e inglês de qualidade? A minha professora falava “hair” e não “her” quando conversava com a gente e falava sobre a mãe dela.

E a merda toda não para por aí! O MEC marcou as provas no mesmo final de semana em que ocorre a Fórmula 1 em São Paulo. E quem mora em Interlagos? E quem mora muito além de Interlagos? Quem mora além da periferia?

E as coisas pioram porque eles adoram enviar quem mora na Zona Sul para a Zona Leste ou Zona Norte e fazer uma zona pela cidade com alunos lutando para descobrir como atravessar a cidade e chegar ao local de prova no horário e sãos e salvos (dependendo do transporte público que também não ajuda em nada). Minha irmã vai fazer prova na Mooca e eu fiz em Santana, sendo que existem várias universidades aqui perto, como Unip em Santo Amaro e a Unib na Avenida Interlagos, do lado de casa.

Sinceramente, a cada dia que passa minhas esperanças de que alguém dos governos federal e estadual e da prefeitura faça algo decente estão diminuindo e quase desaparecendo a cada notícia nova que vejo nos jornais ou na tv.

Tenho vergonha de morar aqui. Tenho vergonha de ter as mãos atadas. Tenho vergonha de me sentir sem poder algum de fazer algo tão essencial mudar.

O que fazer? Reclamar, aparecer na tv, escrever matérias, postar num blog, virar vereadora, deputada, o que for, e morrer no primeiro ano de mandato tentando fazer alguma coisa boa pela cidade que tanto amo e pelo país que adoro?

Nada vai mudar com Dilma! Nada vai mudar com Geraldo! Nada vai mudar com Kassab! Nada vai mudar… E se mudar, será para pior!

Pessimista não, realista sempre!

Anúncios

4 comentários sobre “Enem: Mas que merda vocês fizeram, MEC?

  1. Bruna disse:

    Ô, Realmente o pobre só em concurso publicos depois de sofre muito com o estresse a gastrite.
    Quanto ao ensino público é uma merda, e adoram divulgar na mídia que o IDH aumentou, que há mais crianças e adolescentes matriculados em escolas.

    O sistema é desumano, os politicos não investem em educação,
    para que a população continue ignorânte, para continuar a vender votos, votar nos falsos pofretas, eles até adivinham o futuro!

    Infelismente estamos a merce desses bando de ladrões, mentirosos, não patriotas, isso que eles são !

    Não merecem ser brasileiros, eles deveriam ser proibidos de beijar a bandeira e utiliza-la em discursos, Bandeira é muito sagrada para esta na mão deles, pois é como se eu estivesse ali apoiando, pois ela representa todos os brasileiros

  2. Onofre disse:

    Ola, gostei muito das suas palavras sobre o Enem e a educação nesse país. As costumo comentar muito que sinto vergonha de ser brasileiro… mais fazer oque ne?
    Parabéns vejo que você é uma pessoa muito inteligente e não se deixa vender pela marketing dos corrutos politicos.
    Xau…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s