Raiva gigantesca

Mais uma vez o MEC fez merda e o ProUni se mostrou um projeto do governo com falhas IMENSAS!

Abaixo o e-mail que enviei para todas as emissoras e para meus colegas jornalistas:

.

Quero sugerir para vocês uma pauta e fazer uma reclamação. Adianto que é mais um problema com o ProUni e com o MEC, é claro.

Minha irmã fez ETEC e, como o sistema de ensino público é péssimo, ela teve que fazer cursinho para tentar entrar em uma boa universidade.

Como não temos condições de pagar uma universidade particular e passar na USP está ficando a cada ano mais difícil para quem depende de ensino público e é OBRIGADO a fazer cursinho para tentar ter ensino superior gratuito, minha irmã se inscreveu no ProUni.

Essa semana recebemos uma ótima notícia: ela passou no curso desejado, Gastronomia na Anhembi-Morumbi da Vila Olímpia, São Paulo. Fizeram ela correr atrás de todos os documentos possíveis e imagináveis, tendo que marcar “entrevistas” para entregar os papéis e, caso faltasse algum, tinha que marcar nova entrevista dois dias depois.

Essa semana também recebemos uma péssima notícia: hoje ela foi entregar os últimos documentos, que foram aceitos, e avisaram que estava tudo certo, mas ela foi reprovada porque não houve formação de turma.

Inconformados, entramos em contato com o MEC. Por e-mail, enviaram a seguinte resposta:

É informado à época da inscrição no processo seletivo do Prouni, que a bolsa só poderá ser concedida ao candidato caso haja formação de turma no período letivo inicial do curso, o que ocorrerá somente se houver o número necessário de alunos matriculados para a formação de uma turma inicial.


Os candidatos pré-selecionados para cursos nos quais não houver formação de turma no período letivo inicial serão reprovados, tendo direito à bolsa apenas nos casos em que já estiverem matriculados em períodos letivos posteriores do respectivo curso.

Atenção: Os candidatos reprovados por não formação de turma em qualquer das chamadas da primeira etapa poderão se inscrever novamente na segunda etapa de inscrições.

E por telefone disseram a mesma coisa, ressaltando que só o coordenador do ProUni da Anhembi-Morumbi poderia remanejar minha irmã para outra turma e unidade, isso SE ELE QUISER.

Como um projeto do governo que se vangloria por colocar POBRES em universidades particulares possue esse tipo de CONDIÇÃO? Ou seja, você se prepara um ano inteiro para ir bem no ENEM (exame mais que falido e mal organizado) e a faculdade que você escolheu te reprova porque não haverá formação de turma.

Que garantias ótimas que eles dão, não!?

Agora ela terá que aguardar a segunda chamada do ProUni e contar com a sorte, pois não saberá em quais universidades poderá cursar o curso escolhido.

Gostaria que vocês dessem uma força.

Disponibilizamo-nos para dar mais informações e colocar a cara a bater.

Obrigada pela atenção.

 

Paula Cabral Gomes

.

Como agir nesses momentos em que você se sente a pessoa mais imponente do mundo?

MEC bosta!

 

Anúncios

9 comentários sobre “Raiva gigantesca

  1. Leandro disse:

    É chato isso! Mas acontece porque existe mesmo essa cláusula como o amigo acima falou… O MEC poderia buscar alternativas para que a pessoa não saísse no prejuízo já que conseguiu a bolsa por merecimento. Esse foi o grande erro ao meu ver… Sorte aí!

  2. Sandra disse:

    Aconteceu o mesmo com meu filho, na Unisal(Direito-Manhã). A faculdade disse que o colocaria numa outra turma, só que à noite. Mas preferimos abrir mão e voltar para a lista de espera.

  3. ezequiel disse:

    Fui aprovado na 2ªchamada do prouni na 1ª e 2ª opções de curso, mas não teve formação de turma na 1ª opção. Então tenho direito a 2ª opção de curso, sendo que tinha atingido a nota para esta vaga. Ou apenas a lista de espera, ¨ 1ª opção Pré-Selecionado(a) não teve formação de turma . 2ª opção Pré-selecionado(a)

  4. Márcia disse:

    Acho uma falha grande do mec a esse respeito! Meu filho ta passando pelo mesmo problema na faculdade anhanguera! Que Culpa ele tem se não formou turma? Poxa ele estudou o ano inteiro para conseguir e quando consegue o proprio governo tira essa direito.Tá na hora de rever isso!

  5. Caroline disse:

    2014 .. e nada mudou .
    Isso acabou de acontecer comigo .
    Também enviei a emissoras essa sugestão . Se alguém investigar, com certeza, muita podridão vai aparecer . ISSOÉBRASIL

  6. OSMAR BARBOSA DE AQUINO disse:

    Amiga Paula Cabral estou solidário com a sua Raiva Gigantesca, acho até que esse ProUni é conversa do Governa pra Boi Dormir, pois não conheço ninguém que tenha conseguido tal bolsa, quer seja integral ou parcial, hoje 17/03/2014 21:00 tentei me inscrever e aparece a mensagem: Esse curso não formou turma inicial no 1º semestre de 2014. A bolsa só poderá ser concedida se o candidato já estiver matriculado em período letivo posterior.
    Isso é uma Sacanagem!

  7. Ocorreu comigo a mesma coisa e ainda duas vezes seguidas. Escolhi Jornalismo passei em primeiro lugar, ocorreu NÃO FORMAÇÃO de turma, fui pra segunda opção PUBLICIDADE E PROPAGANDA ocorreu NÃO FORMAÇÃO DE TURMA. E ASIM AGUARDO, ATÉ QUE CHEGUE NOVAMENTE NO MEIO DO ANO.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s