Uma descoberta (nem tão incrível assim)

Sim, agora sou uma pós-graduada em Jornalismo Literário pela ABJL. Adoooooooooooooro!

Mas vamos ao tema desse post.

Para o meu TCC sobre o fim da saga Harry Potter, comprei a biografia de J. K. Rowling para descobrir mais detalhes sobre a vida dessa incrível escritora e sobre as origens da saga. Para quem se interessou, o livro é J. K. Rowling – Uma biografia do gênio por trás de Harry Potter, de Sean Smith.

Quando cheguei à juventude da escritora, quando trabalhava na Anistia Internacional em Londres, li uma parte que me interessou bastante, principalmente quando pouco tempo depois ela revelou o lançamento de um romance adulto, The Casual Vacancy, em setembro desse ano.

Tudo isso só para dizer que estou achando que esse romance pode ser o desenvolvimento de textos antigos, escritos antes do surgimento da ideia sine qua non (sempre quis usar essa palavra) de Harry Potter.

Abaixo, trecho intrigante do livro:

O fato de estar ganhando algum dinheiro reduzia as preocupações de seus pais quanto ao seu futuro. Eles eram pessoas práticas e naturalmente Anne se preocupava por não estar mais por perto para ajudar no futuro. Joanne passou algum tempo em Londres trabalhando para a Anistia Internacional. No início estava animada, mas logo a falta de envolvimento ativo frustou suas aspirações. Yvette Cowles recorda que “Jo era muito idealista, e lembro-me de que ficou muito desiludida. Não creio que ela estivesse feliz ali”. Ela trabalhava no departamento africano, ajudando a pesquisar os abusos contra os direitos humanos nos países de língua francesa, mas nunca se ajustou completamente. Quando seus colegas de trabalham saíam para almoçar, Joanne inventava uma desculpa qualquer e se afastava na direção contrária, em busca de um local tranquilo onde pudesse escrever o romance para adultos que iniciara. Chegou a um ponto em que seus pretextos eram tão ridículos que uma colega perguntou se ela estava tendo um caso na hora do almoço. Nenhum dos dois livros para adultos que escreveu aos 25 anos chegou a ser publicado, mas ela desenvolveu o costume de rabiscar anotações e parágrafos em bares e lanchonetes, algo que foi útil quando estava escrevendo Harry Potter.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s